Conheça o interior de Portugal percorrendo a Estrada Nacional 2 que atravessa o país de um extremo ao outro.
A Estrada Nacional nº 2 atravessa Portugal de Norte a Sul, é a maior estrada do país, tendo o seu início em Chaves (Km 0) e terminando ao Km 738,5 em Faro (originalmente tinha um total de 739,260 Km), passando por onze distritos (Vila Real, Viseu, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro), oito províncias (Trás-os-Montes e Alto Douro, Beira Alta, Beira Litoral, Beira Baixa, Ribatejo, Alto Alentejo, Baixo Alentejo e Algarve), 4 serras, 11 rios e 32 concelhos.
Terceira estrada nacional com a maior extensão do mundo
Esta experiência deve/pode ficar registada no passaporte oficial desta lindíssima estrada.
Chaves
Preparação para esta longa maratona, uma visita pelas termas romanas. O seu corpo agradecerá este relaxante banho e porque não também uma relaxante massagem. Aproveite para saborear os tradicionais presuntos e enchidos, fumados à base de carne de porco.
Vila Real
Continuando, a uma hora para sul, chega-se à capital de Trás-os-Montes e Alto Douro: Vila Real. Serras do Alvão e Marão ao fundo, são paisagens belíssimas de contemplar. Antigamente conhecida como a Corte de Trás-os-Montes, devido à elevada quantidade de habitações brasonadas que aqui existiam, Vila Real sugere ainda um passeio no Parque do Município, onde se pode subir ao Alto do Calvário para se ter uma perspectiva do roteiro iniciado e a continuação deste.
Lamego e Tondela
O mapa da Estrada Nacional 2 leva-nos até esta região onde a agricultura e a produção vitivinícola são rainhas. Vá até ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios e deixe-se deslumbrar com as vistas deslumbrantes da Serra do Caramulo.
Sertã
A lenda diz que a Sertã deve o seu nome a um episódio caricato: a mulher de um lusitano, após ver o marido assassinado às mãos dos romanos, lançou da janela do castelo uma frigideira (sertã) cheia de azeite a ferver para cima dos invasores, forçando-os a retirar-se.
Uma visita ao castelo, torna-se quase uma obrigatoriedade. Com as albufeiras do Rio Zêzere, a Sertã combina na perfeição o verde da maior mancha florestal do país com o azul do rio. A Estrada Nacional 2 é o elo de ligação entre estes dois mundos.
Abrantes
A 20 minutos de distancia chegamos ao Castelo de Almourol visita obrigatória de Abrantes. Uma cidade bastante tranquila e ligada à doçaria regional (as famosas Tigeladas e a Palha de Abrantes). Aqui também encontra a rua das casas brancas que foram já consideradas as mais floridas de Portugal.
Sendo esta uma cidade muito ligada ao mundo militar afina a estratégia para a restante viagem.
Montargil
A Barragem de Montargil requer uma visita. Aqui pode apreciar o Cruzeiro de Montargil feito em granito para homenagear o ano Santo de 1950 e disfrutar duma praia fluvial muito bonita. Certamente que voltará a pegar no mapa da estrada nacional mais revigorado para seguir caminho.
Montemor-o-Novo
São necessárias três horas de carro até chegar a Montemor-o-Novo mas garantimos que não se vai arrepender: uma cidade marcada pelo forte sentido histórico do passado mas preparada para o futuro e… muito tranquila no presente. Desde logo, comece por um passeio no Jardim Público para fortalecer energias. Aproveite para visitar a Lápide Romano-Visigótica, considerada Monumento Nacional. Visite o Castelo de Montemor-o-Novo e sinta que entrou noutra época.
Se gosta de animais, não pode seguir viagem sem visitar o Monte Selvagem, parque natural em que pode conviver com cangurus, zebras, iaques ou lamas.
Para terminar o dia, aposte num vinho local que lhe aquecerá a alma.
Almodôvar
Aqui encontra uma das paisagens características do Alentejo e a pacatez de que necessita nesta fase de um passeio encantador através da Estrada N 2.
A Nacional 2 leva-o até ao Alentejo profundo, onde pode adorar as famosas planícies numa região fortemente marcada pela produção de cortiça, mel, queijo de cabra e aguardente de medronho.
Aproveite para começar a escrever as memórias desta viagem e, para isso, ajudará visitar o Museu da Escrita do Sudoeste de Almodôvar.
O Roteiro por Portugal está praticamente a chegar ao fim.
Faro
Chegamos ao quilómetro 738,5 da maior das Estradas Nacionais em Portugal e aterramos… na areia. No final do roteiro pela Estrada Nacional estamos em Faro. A capital algarvia reúne a zona antiga – tradição de famílias que viviam da pesca – e a mais nova, onde as habitações responderam à necessidade populacional.
Descontraia e aproveite o largo leque de praias e ilhas para gozar o merecido descanso após uma viagem inesquecível. O castelo, a famosa marina e a Ilha de Faro são atracções incontornáveis de um destino a que Estrada Nacional 2 nos levou com todo o gosto.
Comentarios