top of page
Buscar
  • geralindependente

Visitar Santuários em Portugal

Atualizado: 27 de nov. de 2019

Santuário de Nossa Senhora de Fátima, sem duvida o mais famoso.




Começando pelo Norte de Portugal temos 5 Santuários que distam de poucos quilómetros entre eles, sendo possível num curto espaço de tempo a sua visita e contemplação.


  • Santuário do Sameiro de Penafiel

Um santuário com um estilo arquitectónico diferente do habitual. Uma das curiosidades é a escada exterior na cúpula. Pode-se subir até aos sinos por uma escada interior, em caracol, os mais ousados podem subir até ao topo pelo exterior.

Santuário bonito por dentro e por fora, com jardins e caminhos muito bonitos e uma vista espectacular.

.





















  • Santuário de Nossa Senhora da Assunção

Sobranceiro à cidade de Santo Tirso, o Monte de Nossa Senhora da Assunção, localizado na freguesia de Monte Córdova, possui características paisagísticas de elevado valor e um grande potencial turístico. O Santuário de Nossa Senhora da Assunção é um magnífico exemplo de arte de inspiração romano-gótica, guardando-se no interior do santuário uma bela imagem de Nossa Senhora da Assunção, da autoria do escultor João da Fonseca Lapa.
























  • Santuário da Penha

É de seu nome completo Santuário de Nossa Senhora do Carmo da Penha.Situado no Monte da Penha, em Guimarães, e inaugurado em 1947. É uma obra construída quase toda em granito da região, com o objectivo de se integrar no ambiente que a rodeia. Um monumento de singular beleza e valia arquitectónica e religiosa. Uma obra emblemática, símbolo de fé e farol de Guimarães As suas linhas, modernas para a altura, não seguem as formas tradicionais, sendo sempre linhas rectas, estando integrada no estilo "Art Deco" da década de 30.













  • Santuário do Sameiro de Braga como referência nacional e europeia

O monumental Santuário do Sameiro, de estilo neoclássico, teve origem quando, em 1863, o padre bracarense Martinho da Silva “lançou” a primeira pedra no cimo do monte para a construção de um pedestal afim de colocar uma estátua de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, por quem tinha grande devoção.

Contudo, à medida que a afluência de peregrinos ia aumentando, tornou-se necessária a construção de algo mais expressivo do que o pedestal existente. Assim, em 1870, ergueu-se uma capela no local com 30 metros de comprimento e 18 de largura. Porém, rapidamente essa capela revelou-se desajustada para a grande quantidade de pessoas que a visitavam e, por essa razão, em 1890, iniciou-se a construção da actual Basílica.

As obras demoraram vários anos e só terminaram em 1953. Não obstante, nos anos 70, houve a necessidade de aumentar o espaço, construindo-se uma Cripta no subsolo.

O Santuário de Nossa Senhora do Sameiro é o segundo santuário mariano de Portugal, pólo de atracção para milhares de peregrinos, turistas e visitantes ao longo de todo ano.

Assim sendo, do conjunto monumental do Santuário do Sameiro destacam-se: a Basílica, a

Cripta e a Escadaria.



  • O Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga

Localizado no norte de Portugal, virado a poente com vista para toda a cidade de Braga, o percurso tem 20 fontes e 32 estátuas, com destaque para as quatro fontes do Terreiro dos Evangelistas: São Mateus, São João, São Lucas e São Marcos.

A sua imponente escadaria soma mais de meio milhar de degraus. Conta com o Escadório do Pórtico (376 degraus), o Escadório dos Cinco Sentidos (104 degraus), com o Escadório das Virtudes (59 degraus) e ainda com mais escadas pelo Largo do Pelicano para o Adro (34 degraus). Nos respectivos patamares encontram-se as varias Capelas (24) e os fontenários.



  • Templo-Monumento de Santa Luzia

No alto do Monte de Santa Luzia, ergue-se o Templo-Monumento de Santa Luzia dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. Visível a quilómetros de distância, o Templo-Monumento coroa a cidade de Viana do Castelo ou, como os vianenses carinhosamente a apelidam, a Princesa do Lima.

O sublime da natureza alia-se ao engenho humano, com o Templo-Monumento a glorificar o nome de Santa Luzia,

Quem escolhe subir o monte até ao templo recebe em troca um panorama arrebatador, onde o bucólico e verdejante vale se funde com a modernidade e o urbano da cidade, tudo acompanhado pelo vagar do rio Lima que desagua no Atlântico, onde quase conseguimos ainda ver as Caravelas que um dia partiram para os Descobrimentos – tudo num só local, tudo numa só vista.

Para quem visita a cidade ou para os seus habitantes, subir o monte de Santa Luzia é sinal de uma experiência diferente e que deixará uma doce recordação da cidade. A somar à imponente obra eclesiástica, pode ainda passear pelo recatado jardim das Tílias, fazer um pick-nick no parque das merendas, e ainda subir ao zimbório, onde desfrutará de uma vista 360º.
















  • O Santuário de Fátima


Formalmente intitulado pela Igreja Católica como Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima um dos maiores centros mariano pertencentes à Igreja Católica em todo o mundo e um dos principais destinos internacionais de turismo religioso dedicado a Nossa Senhora de Fátima, localizado no lugar da Cova da Iria, na cidade de Fátima, concelho de Ourém, em Portugal,recebendo cerca de seis milhões de visitantes por ano.Honrado com as peregrinações ( celebram-se nos dias 13, de maio a outubro) dos Papas Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000), Bento XVI (2010) e Francisco (2017).

Este santuário de peregrinação evoca as aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos é o nome dado às três crianças portuguesas que afirmaram ter testemunhado as aparições do Anjo de Portugal e da Virgem Maria ocorridas em Fátima entre 1916 e 1917 estes de nome, Lúcia, Francisco e Jacinta, reconhecidas em 1930. O local era uma propriedade rural, chamada Cova da Iria, e pertencia aos pais de Lúcia, que a doaram ao santuário. Foi aqui que tiveram lugar cinco das seis aparições. O Santuário inclui a Capelinha das Aparições, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, o Recinto de Oração e a Basílica da Santíssima Trindade. Complementam o Santuário, as Casas de Retiros de Nossa Senhora das Dores e de Nossa Senhora do Carmo e o Centro Pastoral Paulo VI.

Encontram-se os seus 14 altares laterais dedicados aos mistérios do Rosário no seu interior. Os vitrais e as pinturas representam cenas alusivas à vida de Nossa Senhora, às Aparições e à Mensagem de Fátima. Representando os Evangelistas, a Aparição do Anjo e cenas de Peregrinação estão situados na capela-mor,ao lado direito do transepto, do Evangelho, está o túmulo de Francisco, falecido em 1919, do lado esquerdo da Epístola, vê-se o túmulo de Jacinta, falecida em 1920; ao seu lado está o túmulo da Irmã Lúcia, que faleceu em 2005. Francisco e Jacinta foram canonizados no Santuário de Fátima, a 13 de maio de 2017, na Peregrinação Internacional, Aniversário do Centenário das Aparições, presidida pelo Papa Francisco. De fabrico italiano, o órgão, datado de 1952, constituído por 152 registos e cerca de 12.000 tubos é de grande destaque



.












3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page